Semana do Fado Fado e os Bairros pela Associação ACOFA BRAGAFADO

A SEMANA DO FADO tem o ensejo de transportar a identidade e a alma lusa, o Fado, contando a sua história através de um repertório celebrizado pelos fadistas Alfredo Marceneiro, Fernando Maurício, Berta Cardoso, Joaquim Campos e Maria Teresa de Noronha, numa compilação insigne de Félix Alonso, Diretor da Escola de Fado da ACOFA.

Num processo de amadurecimento progressivo, das iniciativas que a ACOFA/BRAGAFADO vem ao longo dos anos desenvolvendo, numa homenagem à cultura portuguesa, sustentada na divulgação do Fado tradicional através de interpretes do fado de elevada qualidade, adquiriu um espaço impar na oferta cultural da cidade de Braga e uma identidade manifesta no âmbito de outras propostas idênticas, apresenta agora, a 1ª Edição da SEMANA DO FADO de Braga.
O repertório será apresentado na voz de reconhecidos profissionais do Fado, acompanhados por músicos de elevada craveira neste género musical, de uma forma praticamente cronológica, procurando dar ao espectador uma perspetiva histórica do Fado, sem obviamente pretender ser um documentário.

A SEMANA DO FADO, integra um vasto programa, composto por uma Exposição sobre a História do Fado, numa parceria com o Museu do Fado, um Seminário/Tertúlia sob o tema FADO com HISTÓRIA, com a presença entre outros do Escritor, Encenador, Tiago Torres da Silva, e, da realização de quatro Concertos de Fado.
De destacar que este projeto foi desenhado com o objetivo de chegar a todos os públicos nacionais e estrangeiros: dos profundos conhecedores de Fado, àqueles que pretendem inteirar-se desta arte maior, ou que só há pouco a vêm descobrindo, numa interação promocional de cada um dos locais selecionados para a sua execução, proporcionando que o público seja também protagonista, dando vida a esses espaços onde se irá respirar a História do Fado.

PROGRAMA COMPLETO:

22 de Agosto a 02 de Setembro
MUSEU DO PALÁCIO DO RAIO
EXPOSIÇÃO: "A HISTÓRIA DO FADO

25 de AGOSTO | 20:30 Horas
Casa do Professor JANTAR/CONCERTO:
“O FADO NA MINHA VOZ

29 de AGOSTO | 21:30 Horas
INATEL DELEGAÇÃO DE BRAGA
CONCERTO: "O FADO E A CASA

30 de AGOSTO | 21:30 Horas
Auditório Casa do Professor
TERTÚLIA: “FADO COM AUDITÓRIO CASA DO HISTÓRIA

31 de AGOSTO | 21:30 Horas
LIVRARIA CENTESIMA PÁGINA
CONCERTO: “O FADO E OS BAIRROS”

02 de Setembro | 21:30 Horas
MUSEU DO PALÁCIO DO RAIO
CONCERTO: "FADO ARISTOCRÁTICO

SESSÃO NA 100ª PÁGINA
" O F A D O E O S B A I R R O S "
com os Fadistas Margarida e Jorge Gomes


M A R G A R I D A

Margarida nasceu no dia 17 de Dezembro de 1999, é natural de Braga.
Descobriu o fado com 8 anos e começou a cantar, primeiro em eventos familiares, e depois através de convites em eventos públicos. Entrou na Associação de Fado de Braga a ACOFA, onde aprendeu as bases do fado: o
Fado Tradicional. As suas maiores referências são: Beatriz da Conceição, Lucília do Carmo, Maria José da Guia, Maria Teresa de Noronha, Fernando Maurício, Carlos Zel, Manuel de Almeida.
É estudante mas uma apaixonada por este estilo musical, escrevendo já algumas das suas letras, continua a trabalhar para conquistar o seu lugar no mundo do Fado.
Tem atuado com regularidade em Portugal, no Museu do Fado e no estrangeiro, nomeadamente em França (Paris) e na Turquia.


J O R G E  G O M E S
Jorge Gomes nasceu em 1977 no seio de uma família onde o Fado fazia parte de todas as festas e convívios familiares.
No ano 2000 integra o grupo de fados que animava quinzenalmente as noites de Fado em restaurante em Viana do Castelo.
Desde então tem participado em alguns concursos de Fado sendo que a vitória mais significativa foi em 2009 nos terceiros encontros de Almada. Esta vitória valeu-lhe então as primeiras participações em programas de televisão nomeadamente no programa Verão Total da RTP 1 e Manhãs da TVI.
No ano de 2015 fez parte do elenco da Casa de Fados "Janelas do Fado".

http://www.acofa.pt/
Livraria 100ª Página | Casa Rolão Av. Central, 118/120 4710-229 Braga | Tel: 253 267 647 | Fax: 253 267 648