Semana do Fado Braga é Fado pela Associação ACOFA BRAGAFADO

Através do projeto BRAGAéFado, dedicado ao tema “A História do FADO” o Fado volta a cumprir o seu destino de ser a estrela maior no coração de Braga.

Este projeto, produzido pela ACOFA BRAGAFADO ASSOCIAÇÃO, em coprodução com o Município de Braga, está centrado por grandes expectativas, incorporando a interação das áreas da cultura (património e musica), gastronomia e do turismo, da língua portuguesa, da música e da cultura portuguesa e ao mesmo tempo uma confirmação de artistas (jovens fadistas e músicos).

A organização, tem a vontade, de afirmar Braga no campo da arte de cantar o Fado e engrandecer Braga como cidade cultural através deste vasto programa de FADO:

EVENTOS/ATIVIDADES
06 a 31 agosto
Exposição temática e itinerante do Museu do Fado “A HISTÓRIA DO FADO”, com visitas guiadas e Fado.
Local: Associação Comercial de Braga
Parcerias: Ministério da Cultura, Museu do Fado, Rádio SIM.

17 agosto – 25 agosto
Semana do Fado que integra 7  concertos de Fado
Locais: Associação Comercial de Braga, Livraria Centésima Página, Casa do Professor Inatel, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Palácio do Raio, Avenida Central
Parcerias: com as entidades referidas e com o Ministério da Cultura, Museu do Fado, Rádio SIM.

03 novembro
BRAGAFADO
Local: Teatro Circo
Parcerias: Ministério da Cultura, Rádio SIM.

SESSÃO NA 100ª PÁGINA
20 agosto -  21:30 horas

Momento intimista de Fado cujo repertório será apresentado na voz de reconhecidos profissionais do Fado, acompanhados por músicos de elevada craveira neste género musical, de uma forma praticamente cronológica, procurando dar ao espectador uma perspetiva histórica do Fado, sem obviamente pretender ser um documentário.

Fadistas: Margarida – Jorge Gomes
Guitarras: Miguel Amaral – André Teixeira
Lugares limitados
Contato: 253 267 647
Projeto BRAGAéFADO
Organização: ACOFA/BRAGAFADO
Com os Fadistas Margarida e Jorge Gomes


M A R G A R I D A

Margarida nasceu no dia 17 de Dezembro de 1999, é natural de Braga.
Descobriu o fado com 8 anos e começou a cantar, primeiro em eventos familiares, e depois através de convites em eventos públicos. Entrou na Associação de Fado de Braga a ACOFA, onde aprendeu as bases do fado: o Fado Tradicional. As suas maiores referências são: Beatriz da Conceição, Lucília do Carmo, Maria José da Guia, Maria Teresa de Noronha, Fernando Maurício, Carlos Zel, Manuel de Almeida.
É estudante mas uma apaixonada por este estilo musical, escrevendo já algumas das suas letras, continua a trabalhar para conquistar o seu lugar no mundo do Fado.
Tem atuado com regularidade em Portugal, no Museu do Fado e no estrangeiro, nomeadamente em França (Paris) e na Turquia.


J O R G E  G O M E S
Jorge Gomes nasceu em 1977 no seio de uma família onde o Fado fazia parte de todas as festas e convívios familiares.
No ano 2000 integra o grupo de fados que animava quinzenalmente as noites de Fado em restaurante em Viana do Castelo.
Desde então tem participado em alguns concursos de Fado sendo que a vitória mais significativa foi em 2009 nos terceiros encontros de Almada. Esta vitória valeu-lhe então as primeiras participações em programas de televisão nomeadamente no programa Verão Total da RTP 1 e Manhãs da TVI.
No ano de 2015 fez parte do elenco da Casa de Fados "Janelas do Fado".

http://www.acofa.pt/

Livraria 100ª Página | Casa Rolão Av. Central, 118/120 4710-229 Braga | Tel: 253 267 647 | Fax: 253 267 648