Apresentação do livro Garatujos do Minho de Adolfo Luxúria Canibal, Chiado Editora

Apresentação do livro Garatujos do Minho de Adolfo Luxúria Canibal ed. Chiado ed.

Série de crónicas saídas quinzenalmente no semanário Sol, de Janeiro de 2014 a Janeiro de 2016, tendo por objecto o Minho – os seus lugares, as suas gentes, a sua cultura, o seu património – visto pelo olhar pessoalíssimo de Adolfo Luxúria Canibal, misturando reminiscências de infância e descrições eruditas, episódios familiares e acontecimentos históricos, mas sempre, como refere José Luís Peixoto no Prefácio, “com clareza, respeito e indisfarçável carinho”, e interpretadas fotograficamente com a mestria do preto-e-branco de Kid Richards.

 

Adolfo Luxúria Canibal é o pseudónimo de Adolfo Morais de Macedo.
Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, foi advogado e é consultor jurídico. Fundador do grupo rock Mão Morta, de que é vocalista e letrista, criou espetáculos de spoken word, em nome próprio ou como Estilhaços, e integrou o coletivo de música eletrónica Mécanosphère, tendo mais de três dezenas de discos editados, e outros tantos como convidado de artistas nacionais e estrangeiros, na qualidade de vocalista ou letrista. Dinamizou espetáculos de comunidade, como os musicais Então Ficamos… ou Chão, e concebeu performances várias, com destaque para a neuro-áudio-visual Câmara Neuronal, realizada a partir dos sinais elétricos emitidos pelo cérebro, ou a da instalação The Wall of Pleasure, inaugurada na Rooster Gallery em Nova Iorque.
Participou como ator na série para televisão O Dragão de Fumo e em algumas curtas-metragens ou em peças de teatro como Eis o Homem!, da companhia Mundo Razoável. Concebeu ainda com João Onofre um filme de videoarte para o festival Curtas de Vila do Conde, e com Inês Jacques o espetáculo de dança No Fim Era o Frio, para o festival Guidance.
Publicou, entre outros, os livros Rock & Roll, Estilhaços, Todas as Ruas do Mundo, Garatujos do Minho e o livro-objeto Desenho Diacrónico, com Fernando Lemos.

 

Livraria 100ª Página | Casa Rolão Av. Central, 118/120 4710-229 Braga | Tel: 253 267 647 | Fax: 253 267 648