Apresentação do livro Ser Terra - o Abraço da Psicologia à Natureza de Ana Sevinate

Apresentação do livro Ser Terra - o abraço da psicologia à natureza de Ana Sevinate, ed. Chiado 

Apresentação a cargo de Marta Machado - Projeto Mãe Natureza

“Se eco significa casa e psique significa alma, podemos entender a Ecopsicologia como um caminho de regresso a casa. Fala-nos da ligação profunda e recíproca entre o ser humano e a natureza.

(...)
Enquanto crianças, trazemos connosco esta ligação e, deste princípio, nasce a importância de relembrar. Relembrar a que sabem as amoras silvestres. Relembrar as cócegas que a areia faz nos pés. E por tudo isto, importa ainda dizer que o futuro da ecologia e da psicologia passa pela união, cada vez mais profunda, das duas. O nosso futuro também.”

“E se o sentido de pertença for uma ilusão que a separação criou? E se o ali não for o lugar, mas sim o vento? Porque, se assim for, somos todos dali. E daqui. Porque, se assim for, também somos de onde o vento nos levar. E a beleza dali, onde todos nos reencontramos, irá sempre seguir a nossa sombra. Atrás do vento.”

Ana Sevinate nasceu em Lisboa em 1978.
Tem raízes em Ferreira do Alentejo e em Alcobaça. Cresceu a ouvir e a ler histórias. Licenciou-se em Psicologia Clínica. Estudou Psicossíntese em Londres e foi no Reino Unido que descobriu a Ecopsicologia.
Especializou-se também em Cuidados Paliativos. Vive no Minho, com janela para a verdura da paisagem. Trabalha em Braga como psicóloga e psicoterapeuta.

Livraria 100ª Página | Casa Rolão Av. Central, 118/120 4710-229 Braga | Tel: 253 267 647 | Fax: 253 267 648