Apresentação do livro Coraçom de Terra de Ricardo Carvalho Calero

Apresentação do livro Coraçom de Terra de Ricardo Carvalho Calero.
Apresentação pelo Professor Carlos Pazos-Justo, Centro de Estudos Galelos, ILCH-UMinho.
Com a presença de Xico Paradelo e Irene Veiga.

"Banda Desenhada alicerçada em vários itens da biografia de Ricardo Carvalho Calero: a infância em Ferrol, os estudos universitários em Compostela, a Guerra do 36, a docência em Lugo no Colégio Fingoi, catedrático na USC e a eclosão do reintegracionismo.

Tudo orquestrado de forma a mostrar os problemas da situação cultural, linguística e política do país ao longo do século XX e do estado de cousas na atualidade."

Ricardo Carvalho Calero (Ferrol, 1910-Compostela, 1990) foi um dos maiores intelectuais galegos do século XX, tanto pela sua obra ensaística e criativa como pelo seu incansável esforço a favor do galeguismo. Interessado desde cedo pela literatura e pela política, estuda na Universidade de Santiago. A Guerra Civil frustra a sua trajetória e depois de lutar no bando republicano é retaliado pela ditadura franquista. Em 1965 torna-se no primeiro professor de galego da Universidade. A partir de 1975 defende um padrão linguístico reintegracionista que provoca, outra vez, a sua marginalização institucional.

.....................

NOTA SOBRE REGRAS SANITÁRIAS:
Todos os convidados devem manter dois metros de distância entre si, no interior e no exterior da Livraria.
É também obrigatório o uso de máscara.

Livraria 100ª Página | Casa Rolão Av. Central, 118/120 4710-229 Braga | Tel: 253 267 647 | Fax: 253 267 648