Apresentação do livro Sobredotação, uma Responsabilidade Colectiva coordenado por Leandro S. Almeida e Alberto Rocha

Apresentação do livro Sobredotação, uma Responsabilidade Colectiva coordenado por Leandro S. Almeida e Alberto Rocha, ed. CERPSI ( Centro de Estudos e Recursos em Psicologia). 
Apresentação por Cristina Palhares (ANEIS_Delegação de Braga)

"Uma escola e uma educação inclusivas assumem o desafio diário nas suas práticas de uma atenção diferenciada às características e necessidades de cada criança e jovem, tendo como objetivo o desenvolvimento máximo dos seus recursos e potencialidades. O princípio é aceitar as diferenças individuais como direito e riqueza da diversidade, assumindo ao mesmo tempo que não se pode tratar todos da mesma forma pois isso contraria o princípio da justiça e da individualização. A sociedade e as suas instituições estruturantes devem promover a inclusão através de respostas diferenciadas em função das características e necessidades de cada pessoa. Se estes princípios se reclamam nos diversos contextos e realidades sociais, mais razão existe para que sejam respeitados na escola e no campo educativo. Neste sentido, apresentam-se neste livro vários contributos ao estudo do tema da sobredotação e à análise das respostas educativas implementadas junto dos alunos com altas capacidades."



Leandro S. Almeida, Doutor em Psicologia (Psicologia da Educação) pela Universidade do Porto. É Professor do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Os seus temas dominantes de pesquisa versam as habilidades cognitivas e motivacionais dos alunos na aprendizagem e rendimento escolar, sendo autor de várias provas psicológicas e escalas para a avaliação destas variáveis. Foi presidente da Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), tendo igualmente dirigido a sua revista “Sobredotação”. " 

 
Alberto Rocha, Licenciado em Psicologia. Doutorando em Ciências da Educação, especialidade Psicologia da Educação. Membro efetivo da Ordem os Psicólogos Portugueses. Especialista em Psicologia da Educação, Necessidades Educativas Especiais e Intervenção Precoce pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. É Presidente da Direção da Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), sendo ainda Coordenador do Programa de Enriquecimento nos Domínios da Aptidão, Interesse e Socialização (PEDAIS) da responsabilidade da Delegação do Porto, e diretor da revista científica “Sobredotação”. Dirigiu o Projeto de Identificação da Sobredotação e do Talento em Alunos do 1º Ciclo (PISTAI1). Representante em Portugal da Red Internacional de Investigación, Intervención y Evaluación en Altas Capacidades Intelectuales (REINEVA). Membro do Conselho Editorial da revista digital de ciência nas disciplinas de Psicologia e Educação, Talincrea: Talento, inteligência e criatividade. Membro do Grupo de Investigação sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho (GICAD). Membro do European Council for High Ability (ECHA) e do World Council for Gifted and Talented Children (WCGTC). É autor e coautor de vários trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais e publicados na área da sobredotação e do talento.

Livraria 100ª Página | Casa Rolão Av. Central, 118/120 4710-229 Braga | Tel: 253 267 647 | Fax: 253 267 648