João Paulo Borges Paulo - Apresentação dos livros Ponta Gea de João Paulo Borges Paulo, Editorial Caminho e Visitas a João Paulo Borges Coelho. Leituras, Diálogos e Futuros, Editora Colibri


Apresentação do livro "Visitas a João Paulo Borges Coelho. Leituras, Diálogos e Futuros" (Editora Colibri, 2017)
de Sheila Khan, Sandra Sousa, Leonor Simas-Almeida, Isabel Ferreira Gould e Nazir Ahmed Can (autores)
*Nota: estarão apenas presentes Sheila, Sandra e Nazir
Apresentação por Paula Meneses (CES, Universidade de Coimbra) (comentadora)


Apresentação do livro Ponte Gea, com a presença do autor João Paulo Borges Coelho.

Apresentação por Sheila Khan (CICS, Universidade do Minho)

"É a primeira e mais persistente lembrança: a água como substância da cidade. Uma água quieta, no mangal como nos capinzais, nos tandos de arroz e nos baldios urbanos cuja noite o monótono som dos grilos trespassava; insidiosa também, na onda paciente que escavava a areia grossa e se espraiava até lamber a raiz torturada das casuarinas, enchendo os corvos de maus presságios e de indignação; e avassaladora, nas chuvadas súbitas e no ar carregado que toldava o horizonte e nos pesava, derrotados, sobre os ombros. Uma água cálida onde nadam todos, aqueles de cujo rasto ainda a espaços me vou apercebendo, e os outros, os que vogam em círculos como peixes aprisionados no aquário do esquecimento."

Resultado de imagem para joao paulo borges coelho


João Paulo Borges Coelho é escritor e historiador moçambicano.
Ensina História Contemporânea de Moçambique e África Austral na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo. Tem-se dedicado à investigação das guerras colonial e civil em Moçambique, assim como às questões de segurança regional no sul de África e à política da memória.
Recebeu em 2004, com o romance As Visitas do Dr. Valdez, o Prémio José Craveirinha da Literatura, a maior distinção literária em Moçambique. Com O Olho de Hertzog recebeu o Prémio Leya 2009.

Livraria 100ª Página | Casa Rolão Av. Central, 118/120 4710-229 Braga | Tel: 253 267 647 | Fax: 253 267 648