DO AUTOR AO LEITOR: A Poesia de Adonis por Khuloud

Com esta nova rubrica a 100ª pretende homenagear o leitor. O leitor garante a transmissibilidade da obra, aconselha, empresta, oferece. Sem leitor a obra morre.
Para esta primeira edição a leitora Khuloud Kalthoum vem dar-nos a conhecer o seu poeta de eleição para além de podermos ouvir a poesia deste autor-activista na sua língua original.


ADONIS

foi o principal renovador da poesia árabe e é, ainda hoje, uma das vozes fundamentais dessa cultura, na qual se destaca pela constante insubmissão à dominante religiosa. Na sua poesia, mais do que a polifonia das várias vozes, encontramos o politeísmo das múltiplas verdades. Contra a certeza de um Deus, a verdade plural das musas. Não por acaso, adoptou o nome de um deus pagão para assinar seus poemas. Não se trata somente de um posicionamento poético, mas, sobretudo, político.


KHULOUD KALTHOUM

tem 29 anos e chegou a Portugal há três, fugindo à guerra na Síria. No Porto, cidade onde acabaria por se instalar, fez o Mestrado em Energias Sustentáveis, no ISEP, com uma bolsa Global Platform for Syrian Students. Atualmente, Khuloud vive em Braga, trabalha na EDP e é responsável pela expansão, a esta cidade, do SPEAK – um software português que permite a pessoas de diferentes origens, residentes na mesma região, aprender novas línguas e criar uma rede de contactos intercultur

Livraria 100ª Página | Casa Rolão Av. Central, 118/120 4710-229 Braga | Tel: 253 267 647 | Fax: 253 267 648