Apresentação do livro Ética e Educação nos Quatro Evangelhos de Carlos Fernandes Maia, Chiado Books

«Este ensaio… recupera aquela excelente ideia de trabalho que tão brilhantemente Montaigne inaugurou, e que, entre nós, também brilhantemente Sílvio Lima explicou e teorizou enquanto género literário. E que consiste em andar em volta de uma ideia ou pôr-se a caminho por ela dentro com humildade e exigência intelectuais.»
João Boavida

«… é o livro da sua vida, não condicionado por objectivos académicos… revela a solidez de um pensamento esclarecido e crítico.»
Manuel Alte de Veiga

«… com este livro dignificou a causa da educação, pois se vê que nela acredita… Encontram-se nesta obra intuições muito pertinentes, partindo do que fez e disse Jesus, e aproximando-as do contexto da atualidade.»
Manuel Morujão

«Crentes ou ateus, não podemos deixar de reconhecer neles valores estimáveis para o desenvolvimento pessoal, só possível por vi da educação. e essa é uma tarefa inadiável.»
Maria Helena Damião

Carlos Fernandes Maia
Doutorado em Filosofia da Educação e Professor Associado em Fundamentos da Educação e da Pedagogia, bacharel em filosofia pela Faculdade de Filosofia de Braga da UCP e pela Universidade do Porto onde se licenciou. É mestre pela Universidade do Minho.

Tem-lhe merecido especial atenção uma abordagem pouco ‘comum’ dos temas éticos e educativos, centrada numa visão de dever. Para além de artigos em revistas e capítulos de obras conjuntas, tem publicadas as monografias: A Dimensão Ética e Educativa na Obra de Miguel Torga: um poeta do dever; Valores, educação e adolescência: a legitimidade de modelos em educação; e Elementos de Ética e Deontologia Profissional: um estudo alargado à educação (3 edições). Publicou três livros de poesia. Tem outras obras, em autoria e coord. Educação e Cultura; Educação e Cidadania; e Valores para a Educação, resultantes de Encontros sobre educação, organizados pelo SNPL – de que é presidente da Assembleia Geral.

Livraria 100ª Página | Casa Rolão Av. Central, 118/120 4710-229 Braga | Tel: 253 267 647 | Fax: 253 267 648