Apresentação do livro Pobreza e Exclusões: mundos plurais, olhares singulares de Florbela Samagaio, Edição Sílabas e Desafios

Apresentação do livro Pobreza e Exclusões: mundos plurais, olhares singulares de Florbela Samagaio, Edição Sílabas e Desafios.

Apresentação a cargo de Manuel Sarmento (IE_UMinho)

Pobreza e Exclusões: mundos plurais, olhares singulares é um livro que trata os fenómenos da pobreza e da exclusão social a partir da voz das crianças e dos jovens no concelho do Porto. Usa como base de trabalho um processo de investigação, no âmbito duma tese de doutoramento em Sociologia, na vertente Cultura, Territórios e Desigualdades, e que decorreu entre o período 2009-2013 em vários projetos «Escolhas» distribuídos pela cidade do Porto e cuja implementação temporal no terreno apresentava expressividade como plataforma empírica de análise.

Florbela Samagaio iniciou a sua actividade profissional na participação em diversos projectos no âmbito do Desenvolvimento Local. Desde 1998 que exerce a actividade docente. Tem trabalhado com uma postura marcada por uma forte articulação teórico-prática, no domínio do Trabalho Social, designadamente ao nível da orientação e supervisão de estágios profissionais na área da Educação Social e atividades técnicas e científicas de consultadoria e extensão à comunidade. A sua atividade profissional tem incidido sobre populações e contextos de pobreza e exclusão social. Procede à orientação de trabalhos de intervenção comunitária.
Doutorou-se em Sociologia, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 2014 com a seguinte tese: Participa(r) Para Escolher: Um Itinerário sociológico em torno de uma Política Social de cariz Educador: O Programa Escolhas. Tem trabalhado outros domínios ao nível da sociologia nomeadamente a questão da Educação Não Formal e as Políticas Sociais. Encontra-se integrada em projetos como Trajetórias Socioprofissionais, Voluntariado Missionário , Educação e capacitação para os Direitos na Infância e Juventude, Relações Escola-Família e Mapeamento Digital de territórios de vulnerabilidade social.

Livraria 100ª Página | Casa Rolão Av. Central, 118/120 4710-229 Braga | Tel: 253 267 647 | Fax: 253 267 648