Apresentação do livro Inimigos de Salazar de Irene Flunser Pimentel, Edição Clube do Autor - SESSÃO NA BLCS Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

SESSÃO NA BLCS-Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

Apresentação do livro Inimigos de Salazar,  Irene Flunser Pimentel, Edição Clube do Autor

Apresentação pelo Professor Moisés de Lemos Martins, do ICS da UMinho.

“A história das principais figuras que arriscaram a liberdade, o trabalho e a vida contra a ditadura.
Esta é a história das personalidades e das instituições que se opuseram e resistiram ao regime ditatorial que marcou metade do século XX português. As várias oposições, os seus ideais e os seus conflitos, os seus feitos e os seus fracassos.

A lista de inimigos e rivais do Estado Novo era enorme e surgia de todos os quadrantes políticos e sociais: republicanos e monárquicos, militares e civis, comunistas e socialistas, fascistas e católicos, estudantes e operários...todos tentaram em vão derrubar o regime.”

Resultado de imagem para Irene Flunser Pimentel

Irene Flunser Pimentel é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, mestre em História Contemporânea (séc. XX) e doutorada em História Institucional e Política Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Elaborou diversos estudos sobre o Estado Novo, o período da II Guerra Mundial, a situação das mulheres e a polícia política durante a ditadura de Salazar e Caetano, e, mais recentemente sobre o período de transição para a Democracia. É investigadora do Instituto de História Contemporânea (FCSH da UNL), tendo terminado um projecto de Pós-Doutoramento, aprovado pela FCT, intitulado "O processo de justiça política relativamente à PIDE/DGS na transição para a democracia em Portugal".

É autora de diversos livros, entre os quais se destacam: História das Organizações Femininas do Estado Novo (2000), Judeus em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial (2006), A História da PIDE (2007), Espiões em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial (2013) e O Caso da PIDE/DGS (2017). É co-autora de Salazar, Portugal e o Holocausto (2013) e de Mulheres Portuguesas (2015).

Foi reconhecida com diversos prémios e distinções, nomeadamente o Prémio Carolina Michaelis, 1999, Prémio Adérito Sedas Nunes, 2007, Prémio Pessoa, 2007, Prémio Seeds of Science, categoria "Ciências Sociais e Humanas", 2009. É Chevalière de la Légion d'honneur francesa.

Livraria 100ª Página | Casa Rolão Av. Central, 118/120 4710-229 Braga | Tel: 253 267 647 | Fax: 253 267 648