Apresentação do livro Ontem, Israel de Luís Novais, Manufactura

Apresentação do livro Ontem, Israel de Luís Novais, edição Manufactura
Apresentação por José Miguel Braga

"À semelhança de clássicos como Ulisses de Joyce ou Mrs. Dalloway de Virginia Wolf, a acção narrativa processa-se apenas num dia da vida de diversos personagens, incluindo a velha cafeteira que revive anseios anteriores à fundação do Estado de Israel.

Com surpreendente intensidade, desfilam figuras angustiadas, sendo impossível não sentir as tormentas e contradições de uma sociedade que, em tempos, sonhou com aquilo que se transformaria num pesadelo.

Ontem, Israel é uma obra que, fazendo-nos meditar numa das mais problemáticas heranças do século XX, está longe de entrar pelo fácil caminho do maniqueísmo ou da acusação gratuita."

Luís Novais
Cidadão do Mundo nascido em Braga no ano de 1966 é o mais velho de uma família de cinco irmãos.
Editado em Portugal e no Brasil, até ao momento escreveu seis obras de ficção: Quando o Sol se põe em Machu Pichu, Os Parricidas, O Heróico Major Fangueira Fagundes (com todolos seus anexos), Crónica d'Orelhudos, Crítica das Razões Impuras (Teatro) e Platão em Miami Beach (a sair brevemente).
Referindo-se à sua obra, Vitor Aguiar e Silva disse que "Luis Novais é um "cronista" que maneja habilmente uma técnica narrativa complexa e que utiliza com domínio soberbo uma escrita de incomum riqueza estilística, desde o nível lexical até ao plano metafórico".
Luís Novais vive entre Braga, Lisboa e o resto do mundo. "Vivo algures num ponto indeterminado. Um ponto que fica entre a realidade e o sonho. Sonho que é sonho da própria realidade ou que é realidade sonhada."

Livraria 100ª Página | Casa Rolão Av. Central, 118/120 4710-229 Braga | Tel: 253 267 647 | Fax: 253 267 648