Tertúlia O espetáculo gastronómico: (re)vistas aos chefs! com Cynthia Luderer

Tertúlia com Cynthia Luderer

O espetáculo gastronómico: (re)vistas aos chefs!

Há um espetáculo mediático neste século em torno dos alimentos no qual muitos agentes e a própria comida ganham os holofotes. Novas tendências, movidas pelos discursos imperativos vinculados à saúde e à sustentabilidade, provocam e convocam os consumidores para moverem suas carteiras e papilas gustativas. Nesse âmbito, as mensagens mnêmicas também são inseridas no cenário, e contribuem para embalar o comensal a um passado revisitado que, por muitas das vezes, está longe de ser o seu.

Com base nesse instigante prisma, o encontro visa explanar e provocar o público para pensar e questionar se realmente somos o que comemos e, ainda, a refletir sobre o que tem “alimentado” essa gula pela gastronomia na contemporaneidade.

Cynthia Luderer é investigadora júnior da Universidade do Minho, vinculada ao Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Desenvolveu seu doutoramento no programa de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil, e no programa de Antropologia da Alimentação, na Universitat Rovira i Virgili, Catalunha, Espanha. Trabalha há doze anos com a temática da alimentação, tendo atuado no Brasil como professora e coordenadora de um curso de gastronomia.

A FAO, através do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) celebra este ano, a promoção de uma alimentação saudável e sustentável disponível e acessível para todos. Todos os países, decisores políticos, empresas privadas, sociedade civil em conjunto com todos nós, podem tomar medidas alcançar uma alimentação saudável e a fome zero

Livraria 100ª Página | Casa Rolão Av. Central, 118/120 4710-229 Braga | Tel: 253 267 647 | Fax: 253 267 648