Apresentação do livro Para lá da Geringonça - O Governo de Esquerdas em Portugal e na Europa, de André Freire, Edição Contraponto


Apresentação a cargo do Professor Francisco Teixeira e Professora Isabel Estrada

Por que motivo, ao contrário do que aconteceu noutros países da Europa Ocidental a partir de 1989, uma soluções do tipo governo de esquerdas só chegou a Portugal em 2015? Que fatores explicam o surgimento desta solução governativa - pejorativamente designada de «Geringonça»?
E, finalmente, que consequências terá para o funcionamento dos sistemas políticos democráticos a inclusão da chamada esquerda radical na esfera governativa, quer em Portugal, quer na Europa? Estas são algumas das questões fundamentais a que este livro procura dar resposta - explicando o processo que levou à criação da «Geringonça» e o modo como ela pode, no fim de contas, funcionar.

Resultado de imagem para andré freire ISCTE

André Freire é Professor Auxiliar no ISCTE - IUL (Instituto Universitário de Lisboa) e Investigador Sénior do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE). Tem vários livros, capítulos de livros e artigos publicados, sobre as temáticas dos sistemas eleitorais, comportamento eleitoral, atitudes políticas, sistemas de governo e elites políticas.
Os seus artigos foram publicados, entre outras, em revistas académicas como Análise Social, Sociologia - Problemas & Práticas, European Journal of Political Research, West European Politics, The Journal of Legislative Studies, Portuguese Journal of Social Science, International Political Science Review, Party Politics, Pôle Sud e The Journal of Elections, Public Opinion and Parties.

Livraria 100ª Página | Casa Rolão Av. Central, 118/120 4710-229 Braga | Tel: 253 267 647 | Fax: 253 267 648