Apresentação do livro O Meu País é o Que o Mar Não Quer e Outras Peças de Ricardo Correia, ed. Imprensa Universidade de Coimbra

Apresentação do livro O Meu País é o Que o Mar Não Quer e Outras Peças de Ricardo Correia, ed. Imprensa Universidade de Coimbra
Colecção Dramaturgia.

RICARDO CORREIA (Barcelos, 1977) 

"Diretor Artístico da Casa da Esquina, estrutura de criação e programação de Coimbra, onde desenvolve trabalho de criação transdisciplinar em regime colaborativo, investindo numa dramaturgia original, de mediação entre o real e a ficção, do arquivo como prática, implicando o documental, o autobiográfico, a pós-memória e o questionamento do território e da  receção do público.

Desde 2001 participou em mais de quarenta espetáculos, como ator/criador em vários projetos e instituições: A Escola da Noite, Amarelo Silvestre, Arkadi Zaides, Casa da Esquina , Cine-Teatro de Matosinhos, Culturgest, Grupe Tagg (DE), Less Less Theatre (UK), O Teatrão, Projeto Pedagógico do Convento São Francisco, Skimstone Arts  (UK), Teatro Académico de Gil Vicente, Teatro Nacional São João,  T- Zero, Teatro Oficina, Teatro Virgínia, entre outros.

É encenador de mais de uma vintena de espetáculos, apresentados em vários teatros, escolas, festivais prestigiados (FIT em Belo Horizonte, BE Festival em Birmingham) e em várias geografias internacionais (Vigo, Santiago de Compostela, Rio de Janeiro, São Paulo, Leipzig, Londres, Newcastle, entre outros). É autor de cerca de uma dezena de textos para teatro. A sua mais recente obra, intitulada Call Center, foi editada pelo Teatro Nacional D. Maria II & Bicho do Mato, no volume Laboratório de Escrita para Teatro - Textos 2017/2018 (coord. Rui Pina Coelho). A compilação dos seus textos de teatro O meu país é o que o mar não quer e outros textos será editado em 2018 pela Imprensa da Universidade de Coimbra, na coleção Dramaturgo. Leciona desde 2013 como Professor Adjunto convidado na Licenciatura de Teatro e Educação da ESEC/IPC e, desde 2015, como Assistente convidado na Licenciatura em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra. Como Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, frequentou a London International School of Performing Arts (2013). Mestre em Teatro, especialização em Encenação, pela Escola Superior de Teatro e Cinema (2010). Desde 2015 codirige o Clube de Leitura Teatral (Teatro Académico de Gil Vicente/A Escola da Noite), sendo curador, na área das artes performativas, da Bienal de Arte Contemporânea ANOZERO/15 e 17 do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra."

 

Livraria 100ª Página | Casa Rolão Av. Central, 118/120 4710-229 Braga | Tel: 253 267 647 | Fax: 253 267 648