Escrever o som. Escrever com o som Workshop de gravação e escritura sonora (participação gratuita)



No âmbito do Dia Mundial da Escuta (18 de julho)
18 e 19 de Julho | 17h00 às 19h00

Escrever o som. Escrever com o som.
Workshop de gravação e escritura sonora (participação gratuita)

Coordenado por Laura Romero - (Freelance Audio/Radio Maker & Researcher Audire project: saving sonic-based memories  | UMinho)

Por que uma livraria para falar sobre o som? Porque vamos convidar as pessoas a jogar com as palavras, com os sons e com o espaço da livraria. Um workshop para experimentar uma escritura a partir dos sons pela primeira vez, para escutar e gravar o nosso espaço e as avenidas de Braga.
Vamos começar com uma breve introdução dos conceitos de paisagens sonoras, ecologia acústica e escritura de criação a partir do som. Faremos alguns exercícios de escuta profunda (deep listening).
No jardim, um ponto de gravação será instalado, na forma de tenda/barraca de camping,
como um abrigo onde poder contar histórias e segredos. Dentro, há um microfone e um gravador. Ao redor, uma pequena biblioteca feita de frases de escritores e poetas que descrevem o som, que falam de som ou são inspiradas por um som. Os participantes usarão estas frases para gravar com sua voz, estas ou outras histórias que desejem partilhar: contar uma experiência numa livraria, contar sobre o seu texto preferido, sobre um som em Braga que poderia ser um poema…

Depois, haverá uma exploração e passeio sonoro em grupos fora da livraria, nas avenidas do centro da cidade, para gravar ambientes e paisagens sonoras que possam contribuir para a colagem das gravações íntimas feitas no "abrigo" da Livraria Centésima Página, uma produção sonora coletiva que fará parte do repositório virtual do projeto de investigação e criação sonora Audire: saving sonic-based memories, desenvolvido pela Universidade do Minho.

 

 

Livraria 100ª Página | Casa Rolão Av. Central, 118/120 4710-229 Braga | Tel: 253 267 647 | Fax: 253 267 648