Isto ou aquilo?

"É uma cegonha? É uma tesoura? É isto ou aquilo, conforme o nosso olhar quiser. 47 anos depois da sua edição original, na Checoslováquia, com o título Co se cemu podobá?, eis que nos chega mais um livro intemporal. Um livro-jogo que se deixou encontrar num alfarrabista em Praga. Sobrepondo sobre a ilustração um acetato raiado, e deslocando-o para a esquerda ou para direita, descobrem-se duas imagens diferentes na mesma página: uma cegonha que se transforma numa tesoura, uma borboleta em livro, um serrote em crocodilo, etc. Esta técnica, bastante usada nos países de Leste entre os anos 60 e 80, foi criada pelo artista checo Jirí Kolár e é apelidada de Rollage, podendo ser apreciada em algumas das obras deste artista.

Isto ou aquilo? revela-se assim como um óptimo exemplo de contaminação entre experimentação artística e design editorial."

Será que é isto ou aquilo? É isto e aquilo. Divirta-se com este belo livro! Faça deslizar o acetato sobre as enigmáticas imagens sobrepostas e deixe a magiar acontecer. Uma cegonha que se transforma em tesoura, uma serra num belo crocodilo verde. Um avião transforma-se em andorinha, a lua toma a forma de… um croissant. E vice-versa! Associações de formas e ideias despoletadas por 16 ilustrações que recuperam o princípio das imagens lenticulares (duas imagens entrelaçadas), onde o leitor se pode deixar levar numa viagem poética.
— Anne-Shophie Baumann

Clique e folheie o livro

Isto ou aquilo?
Dobroslav Foll
Editora: Bruaá
PVP: €13.00

Livraria 100ª Página | Casa Rolão Av. Central, 118/120 4710-229 Braga | Tel: 253 267 647 | Fax: 253 267 648