Apresentação do livro Taotologias de Rui Rocha, edição Labirinto

Apresentação do livro Taotologias, Rui Rocha, edição Labirinto

Organização do CEHUM, através do seu Grupo de Investigação em Poéticas em Língua Portuguesa - PLP e com a colaboração do Grupo de Estudos Luso-Asiáticos - GELA
Apresentação por Isabel Cristina Pinto Mateus (UMinho) e momento musical, por Graciano Ding, que interpretará duas peças de música chinesa.

Sobre TAOTOLOGIAS, Victor Oliveira Mateus, poeta, crítico, coordenador da colecção Contramaré e e autor do blogue A Dispersa Palavra : “[A poesia de Rui Rocha], recusando todo o tipo de narratividade bem como uma lógica formal de cariz ocidental, baseia-se fundamentalmente nas filosofias do Oriente, sobretudo na zen, assim, é intento desta escrita a apreensão do resplendor dos instantes simultaneamente belos, completos e absolutos”.

RUI ROCHA
Rui Manuel de Sousa Rocha, nasceu em Lisboa no ano de 1948, com ascendência luso-chinesa de Macau, onde reside há 33 anos.

Por influência familiar, teve desde o início da sua adolescência uma convivência muito próxima com a cultura e a poesia chinesa e japonesa, designadamente com a poesia Taoísta e Chan das dinastias Tang e Song e com a poesia Zen japonesa de Matsuo Basho ou de Issa.

Com formação académica em sociologia, ciência política e em educação e interculturalidade, publicou vários artigos sobre política linguística, história das escritas, cultura chinesa e japonesa. Em Macau, foi dirigente da administração pública, diretor da Fundação Oriente e do Instituto Português do Oriente. Exerceu também funções docentes no ensino superior em Portugal e em Macau.

Publicou em janeiro de 2012 o seu primeiro livro de poesia, A Oriente do Silêncio.

É atualmente diretor do Departamento de Língua Portuguesa e Cultura dos Países de Língua Portuguesa da Universidade da Cidade de Macau.

 

Livraria 100ª Página | Casa Rolão Av. Central, 118/120 4710-229 Braga | Tel: 253 267 647 | Fax: 253 267 648