Apresentação do livro Suplício e Paixão do Socialismo de Rui Namorado, ed. Lápis de Memória

Apresentação a cargo de José Manuel Mendes (escritor, professor universitário e Presidente da Associação Portuguesa de Escritores)

Este livro resulta de uma prolongada sedimentação de ideias e de experiências, de leituras e de combates.
Não foi, portanto, um empreendimento decidido e executado num prazo curto, embora o seu acabamento final tenha sido relativamente concentrado no tempo.
Não foi um ensaio congeminado e escrito no recato tranquilo de um gabinete, sem contaminações da vida, sem pressão direta das circunstâncias.
Foi, pelo contrário, uma secreção sincopada da vida, filtrada pela natural atitude crítica inerente aos textos de intervenção política.


Rui Namorado nasceu em Coimbra em 1941.
Licenciado em Direito e mestre em Ciências Jurídico-Empresariais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; doutor em Direito Económico, na especialidade de Direito Cooperativo, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde foi Professor até se jubilar. Foi membro da redação da revista Vértice entre 1964 e 1975. Participou nas lutas estudantis dos anos 60, tendo sido expulso da Universidade de Coimbra por dois anos, em 1962.
Foi um dos fundadores da Editora Centelha, em 1970. Eleito deputado à Assembleia da República, entre 1995-1999, pelo Partido Socialista.
É membro do Conselho Nacional para a Economia Social. Tem vários livros editados em prosa ensaística, em poesia, de sua exclusiva autoria e em antologias e em coletâneas de vários autores.

 

 

Livraria 100ª Página | Casa Rolão Av. Central, 118/120 4710-229 Braga | Tel: 253 267 647 | Fax: 253 267 648