Histórias Magnéticas, por Isabel Gaivão e Sérgio Pelágio

Histórias Magnéticas`
Contos ou concertos? Ambos. Histórias de Alice Vieira, Babette Cole, Clarice Lispector, Isabel Minhós Martins e Umberto Eco contadas por Isabel Gaivão sobre banda-sonora de Sérgio Pelágio, para melhor soltar os sentidos e a imaginação.
Depois de dez anos de itinerância em escolas, bibliotecas e lugares vários, em Portugal e no estrangeiro, eis que chega aos escaparates o registo das seis histórias-concerto que compõem o repertório do projecto, que se apresenta de viva voz, no dia 16 de Fevereiro, às 16h30, na livraria Centésima Página.

Apresentação
"Eu e a Isabel somos do tempo dos singles com histórias infantis - para quem não sabe, eram discos em vinil, com apenas uma faixa de cada lado como A carochinha ou O macaco do rabo cortado. Era teatro radiofónico narrado e sonorizado de uma forma muito exagerada e nós gostávamos muito.
Na altura dos nossos filhos esses discos já não existiam. Foram substituídos pelos filmes, que tornaram a presença da imagem imprescindível. Mas nós nunca deixámos de contar histórias e de contrariar esta contaminação pela imagem, não só porque é muito desafiante e divertido contar histórias "à antiga" mas também porque fazê-lo continua a estimular sem limites e sempre de maneiras diferentes a imaginação de qualquer criança (ou adulto).
Primeiro como pai e mãe contadores de histórias e agora já com quase dez anos de Histórias Magnéticas, a experiência mostrou-nos que o hábito de ouvir contar boas histórias torna as crianças mais curiosas, inteligentes e calmas.
O que pretendemos é perpetuar esta actividade humana tão antiga, directa e bela a partir de histórias de geografias, épocas, estilos e autores muito diferentes.
Quanto à guitarra, procurei apenas que esta funcionasse como uma extensão da voz da Isabel, acentuando aqui e ali determinados momentos da narrativa. Espero que, na sua invisibilidade, estes sons possam fundir-se em harmonia com a musicalidade própria de cada história."
Sérgio Pelágio 

Mais dados sobre o audiolivro
http://www.boca.pt/historias-magneticas.html

Livraria 100ª Página | Casa Rolão Av. Central, 118/120 4710-229 Braga | Tel: 253 267 647 | Fax: 253 267 648